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Você sabe o custo dos funcionários que deixam sua empresa?

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“Há dois elementos importantes para as empresas: pessoas e marcas. Se você tiver de escolher apenas um, opte sempre pelas pessoas, porque com grandes pessoas, podemos criar marcas excelentes”. Leo Vieira

 

Esta citação resume como todas as organizações devem pensar sobre seus talentos. Isso também reflete o fato de que, para grandes gestores, deve haver uma correlação positiva entre o desempenho e a ênfase que ele coloca na gestão de pessoas.

Mas entre todas as organizações que colocam as pessoas em primeiro lugar, quantas realmente medem os custos quando as pessoas saem? Como você pode fazer isso? E as pessoas são um problema?

Se elas são de baixo desempenho, então a resposta para a última pergunta é não.

Mas se as pessoas que você está perdendo são valiosas para o seu negócio, como você pode medir o que sua saída realmente vai representar?

Basicamente, há quatro maneiras de medir o impacto das pessoas que deixam a sua organização:

– O custo de encontrar novo profissional

Substituição de um funcionário pode custar de 30 a 200% do salário anual, dependendo do seu nível de qualificação. Então, se 10% das pessoas que atendam ao interesse da sua empresa estiverem saindo, qual seria o custo?

– A “fuga de cérebros”

Dado que suas melhores pessoas, geralmente, conhecem muito sobre sua organização, perdê-las teria um impacto severo na história e no conhecimento da organização. O que pode ter um efeito sério sobre a capacidade da organização de desenvolver produtos e serviços inovadores.

– O efeito sobre o moral

Como o aumento no número de pessoas que saem afeta os ânimos e o rendimento dos funcionários que continuam? É difícil mensurar o impacto em todas as esferas de funcionamento de sua empresa. É algo variável, mas pode ser substancial, principalmente se você considerar todos esses custos juntos. Logo, torna-se claro porque é tão importante para os gestores manter e valorizar as pessoas alinhadas ao perfil e às metas de sua empresa.

– Contratar empregados errados desde o início

Por razões óbvias, contratar os empregados errados contribui para a alta rotatividade. As pessoas que não se ajustam ao trabalho na sua empresa, naturalmente, se sentem desprendidas e desmotivadas. Muitas vezes, as empresas que não dispõem uma política definida atraem funcionários que estão apenas à procura de um salário.

Se você está sempre empregando as pessoas erradas, você deve reavaliar seu processo de contratação. Pense em como você encontra e avalia os candidatos e veja quais critérios estão faltando ou se há algo que você poderia estar fazendo melhor.

Por exemplo, talvez suas entrevistas sejam muito focadas em habilidades e não avaliem o aspecto cultural. Você pode corrigir isso, chegando ao fundo do por que um candidato quer trabalhar na sua organização. Eles são verdadeiramente apaixonados por sua área de trabalho? Eles estão abertos a aprender ou apenas estão interessados no salário e nada mais?

Você também pode utilizar testes de comportamento ou personalidade para determinar se eles se encaixam bem em sua organização.

Mesmo se eles não tiverem de imediato todas as habilidades que você está procurando, eles provavelmente vão alcançar uma colocação, em longo prazo, isso se eles forem apaixonados por suas áreas de atuação.

 

Seja criativo com as oportunidades que você oferece a sua equipe de colaboradores

 

Dê uma olhada sincera em seus colaboradores e pergunte a si mesmo se não é você que está dando razões para eles saírem. Se a resposta for sim, descubra como você pode mantê-los. Ou melhor, pergunte a eles: Será que eles precisam de mais formação? Eles se sentem valorizados?

Gestão de pessoas não é um projeto que você pode assumir sozinho. Exige uma estreita colaboração entre os empregadores e os seus colaboradoress. Então fale com sua equipe e descubra uma solução com eles.

 

Leo Vieira

Administrador, Gestor de Recursos Humano, Customer Relationship Management (CRM)

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